Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Textura: o detalhe em evidência

Após uma verdadeira saga para substituir as fotos perdidas, presentes nas 4 últimas postagens abaixo, por conta da queima de um pen drive, apresento-lhes a atividade sobre textura em imagens.
A textura pode ser considerada um fator de importância em uma fotografia, em virtude de criar uma sensação de tato, idéia de substância e densidade, em termos visuais, conferindo uma qualidade palpável à forma plana. Ela pode ser vista isoladamente e nos permite determinar a aparência de um objeto, como nos dá uma ideia da sensação que teríamos em contato com ele. Podemos, através da luz, acentuar ou eliminar texturas, a ponto de tornar irreconhecíveis objetos do cotidiano.
A superfície de um objeto pode apresentar textura lisa, porosa ou grossa, dependendo do ângulo, dos cortes, da luz.
Ela é um elemento muito importante para a criação do real dentro da fotografia, embora possa, também, desvirtuá-lo. É a partir dela que muitas vezes podemos reconhecer o material com o qual foi feito um objeto que aparece em nossa fotografia, ou podemos afirmar que em tal paisagem o campo que aparece é gramado ou não, de terra.
A fotografia abaixo foi tirada em uma loja de R$ 1,99 que fica em frente a faculdade.

Pode-se notar que a fruta artificial é coberta por uma espécie de pingos d'água, esses pontinhos cristalizados que vemos. Outra textura aparente é a do tecido que imita uma folha em cima da fruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário