Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Eu capto movimento!


Vejamos que coincidência: No mesmo dia em que este exercício (25/05) foi realizado, era o Dia do Desafio, uma campanha mundial para a prática de atividade física que acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio. Então fizemos a nossa parte nos mexendo para cumprir mais essa atividade.
Captar ou não movimento é uma escolha do fotógrafo. Às vezes, um objeto adquire maior realce quando a sua ação é registrada em movimento, ou o movimento é o principal elemento. Outras vezes, a força maior da ação reside na sua estagnação, na visão estática obtida pelo controle na máquina. Sempre que um objeto se move em frente à câmera fotográfica, sua imagem projetada sobre o filme também se move.
Funciona da seguinte maneira:
- Se o movimento do objeto é rápido e a câmera fica aberta, por um tempo relativamente longo, essa imagem ou movimento será registrada como um borrão, um tremor, ou uma forma confusa.
-Se o tempo de exposição for reduzido, o borrão também será reduzido ou até eliminado. Um tempo de exposição à luz curto (velocidade alta), pode “congelar” o movimento de um objeto, mostrando sua posição num dado momento. Por outro lado, um tempo de exposição longo (velocidade baixa), pode ser usado deliberadamente para acentuar o borrão ou tremor sugerindo uma sensação de movimento.
-Uma regra prática para uma velocidade ideal é que o número da velocidade tem que ser maior do que a objetiva que está sendo usada.

Depois da teoria, confira a prática:
Movimento do Guarda- chuva ao ser girado
Alane girou e câmera captou o movimento dos braços, de um pé  e do  vestido.
Dessa vez o movimento captado foi do cabelo de Geovana.
E aí eu me empolguei...


Captei o movimento de Jonas ao girar Alane, enquanto dançavam forró. (Alane ficou cortada porque, para captarmos movimento a câmera tinha que está rente ao corpo , pra a imagem não ficar embaçada por completo, então quando ela girou, acabou ficando quase fora do quadro.)

O movimento de Jonas e Alane ao relembrarem sua infância . ;P
Depois de terminado a atividade, resolvi fazer uma experiência para tentar captar o movimento de um ponto de luz. Então liguei a lanterna do meu celular e fui orientando Alane a controlar a velocidade. Olha só o resultado:
ISO 125 - Shutter -2" - F 3.2  
A dificuldade que encontrei nos exercícios acima, foi fotografar em ambiente fechado, que dificultou a luminosidade da fotografia.

Um comentário: