Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Minha câmera e suas variantes

Dessa vez trabalhamos as variações de tempo, velocidade e abertura.


Obturador (S)- O obturador é um dispositivo mecânico que abre e fecha, controlando o tempo de exposição do filme (ou do sensor das câmeras digitais) à luz em uma câmera fotográfica. A velocidade do obturador é um dos fatores utilizados para alterar o resultado final de uma fotografia pelo fotógrafo.

Numeração ISO- ISO é a sigla da International Organization for Standardization. O ISO na fotografia corresponde a Fotosensibilidade do filme (ou do sensor das câmeras digitais), ou seja, da sensibilidade do filme ao receber luz. O ISO é o que determina quanta luz é necessária para se tirar uma foto. Quanto maior for o número do ISO, mais sensível e menos luz será necessária para captar uma imagem.

Abertura (F)- Um pequeno orifício que corresponde a uma abertura na lente que deixa passar luz, esta por sua vez é captada pelo sensor da máquina fotográfica. A dimensão desse orifício corresponde ao valor da abertura.

A tarefa foi fazer seis fotografias de um mesmo ambiente sendo três variando velocidade do obturador (tempo de exposição) e três a abertura do diafragma (fator de exposição à luz), para que as variações desses elementos pudessem ser observadas. O meu local escolhido foi a margem do Rio Paraguaçu.








ISO 800 - Shutter 2000 - F 4.5

ISO 800 - Shutter 2000 - F 3.5

ISO 800 - Shutter 2000 - F 4.0


ISO 800 - Shutter 800 - F 4.0

ISO 800 - Shutter 500 - F 4.0
ISO 800 - Shutter 2000 - F 8.0




A proposta foi  perceber as  variações numa fotografia a partir da mudança de elementos da máquina fotográfica, o que é notório ao se observar as imagens acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário