Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de abril de 2011

Momentos Registrados.



Desde o meu ingresso no curso de jornalismo da UFRB, a área fotográfica era a que eu aguardava, com certa ansiedade, conhecer seus métodos e técnicas, já que sempre tive atração pela área.
Na minha infância não tínhamos uma máquina fotográfica em casa, então a minha mãe tinha o costume de contratar fotógrafos para registrar momentos meus e das minhas irmãs. Achávamos um máximo ficar fazendo poses, “dizer xis”, mas o mais engraçado de tudo isso era o resultado das fotografias, que nem sempre era o esperado.
Sempre gostei de fotos, passava um tempão folheando os álbuns e admirando as imagens ali guardadas. Até hoje lá em casa é assim, meu pai grita: - Mô pega os álbuns! E aí começam as gargalhadas e os comentários. Ficamos horas olhando fotos antigas de família, relembrando cada momento fotografado, na maioria das vezes rindo das caras e bocas que surgem e às vezes chorando pelas recordações e saudades. Um exemplo disso são as fotografias do meu avô materno, quando as vejo sinto saudades, sinto a falta dele, já que ele nos deixou há mais de 1 ano. Elas me fazem pensar o quanto eu o amava e o quanto ele estava presente em minha vida, pois ele sempre me acompanhou na minha vida escolar, desde minhas primeiras letras. Ele me levava pra escola e ficava lá me esperando até o horário da saída. De certa forma, as fotos me aproximam dele.
            Hoje em dia impera a fotografia digital. Quem não tem uma câmera digital em casa? O acesso a esse tipo de equipamento é cada vez mais comum, já que ele oferece muitas vantagens: redução de custos, aceleração e facilidade de produção, manipulação, armazenamento e transmissão de imagens pelo mundo. Então como diz Odete, a personagem de Mara Manzan na novela O Clone: “Cada mergulho é um flash!”.

3 comentários:

  1. Partilho esta paixão por fotografias. Não me considero muito fotogênico srsrs mas tb me perco vendo fotos, principalmente as antigas, de família. Tb dou muitas risadas, relembro muitos momentos. E realmente algo mágico, uma foto.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. TÁ MUITO MASSA! MAS CONFESSO QUE NÃO GOSTO MUITO DE SER FOTOGRAFADA, POR NÃO SER FOTOGÊNICA! sUCESSO PRA TI!

    ResponderExcluir